26.8.10

art - damien hirst

O britânico Damien Hirst é o artista vivo mais cotado no mercado internacional. Hirst ficou conhecido por seus tubarões em formol e sua caveira cravejada de diamantes. É "o artista que mais dólares ganhou na história da arte" e sua fortuna está avaliada "US$ 1 bilhão".

Hirst começou a receber atenção nos anos 1990, como um dos líderes do movimento de jovens artistas britânicos.Seus trabalhos conseguiram mais dinheiro em leilões do que qualquer outro artista contemporâneo neste ano.

A morte é o tema central da sua obra, que sempre esteve rodeada de grande polemica mais ou menos premeditada; por exemplo, as autoridades de Nova Iorque proibiram a exposição dos cadáveres de um touro e uma vaca flutuando em formol. Esta última pertence à sua série de obras mais conhecida, Natural History na qual distintos animais mortos como um tubarão, uma ovelha ou uma vaca são conservados e por vezes cortados dentro de tanques de formaldeído. É ainda conhecido por seus "spin paintings", realizados sobre una superfície giratória, e pelos seus "spot paintings", círculos coloridos aleatoriamente.

O seu trabalho mais iconico e polemico, The Physical Impossibility Of Death In the Mind Of Someone Living (Impossibilidade física da morte na mente de alguém vivo), um enorme tubarão tigre numa vitrine cheia de formaldeído, foi vendido em 2004 como a segunda obra mais cara de um artista em vida (depois de Jasper Johns), rondando os dez milhões de dólares. Devido à decomposição do tubarão-tigre, foi substituído com um novo espécime em 2006.

Em Agosto de 2007, este escultor vendeu por 100 000 000 USD (cem milhões de dólares), a obra 'Pelo amor de Dios', que consiste num crânio com mais de oito mil diamantes incrustados. O montante desta transação é o mais alto pago até à data por uma obra de um artista vivo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário