17.8.10

art

...


Jenny Holzer, nascida em 1950 em Ohio, é possivelmente uma das artistas que de forma mais marcante interveio no espaço público e urbano nas últimas décadas.


Os trabalhos de Jenny Holzer articulam estruturas de media para comunicar quase "clandestinamente" as suas mensagens para o público. No início, Holzer apresentava cartazes colados em locais públicos, frases impressas em t-shirts, e anúncios colocados anonimamente nas ruas de Nova Iorque.


Mais tarde, começou a utilizar quadros electrónicos (LED) de informação em locais de grande visibilidade como o Times Square (1982).


Das vastas e imponentes instalações que realiza em museus, espaços públicos, salientam-se as suas participações na Bienais de Veneza em 1990, 1999 e 2003.


O carácter provocativo das obras de Holzer não reside apenas nos temas escolhidos, mas na forma como os trabalha e expõe.


Usando textos escritos por si ou por outros autores reenvindica para a prática artística a possibilidade de questionamento das estruturas político-sociais refletindo sobre o poder, a violência, a opressão, a sexualidade, o feminismo, a guerra ou a morte.










Um comentário: