2.4.11

Art - Frida Kahlo

Minha artista favorita, Frida Kahlo foi única,e para muitos é considerada a pintora do século. Apesar de seu pouco tempo de vida, nos deixou obras magníficas e intrigantes.

Frida Nasceu em 1907 no México. Sua vida sempre foi marcada por grandes tragédias; aos 18 anos de idade, um ônibus em que passeava chocou-se contra um bonde. Ela sofreu multiplas fraturas e uma barra de ferro atravessou-a entrando pela bacia. Por causa deste último, fez várias cirurgias e ficou muito tempo presa em uma cama.

Começou a pintar quando a mãe pendurou um espelho em cima de sua cama. Frida sempre pintou a si mesma: "Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor". Suas angustias, suas vivências, seus medos e principalmente seu amor pelo marido Diego Rivera.

A sua vida com o marido sempre foi bastante tumultuada. Diego tinha muitas amantes e Frida compensava as traições do marido com amantes de ambos os sexos. Sua maior dor foi a impossibilidade de ter filhos (embora tenha engravidado mais de uma vez, as seqüelas do acidente a impossibilitaram de levar uma gestação até o final), o que ficou claro em muitos dos seus quadros.

Os seus quadros refletiam o momento pelo qual passava e, embora fossem bastante "fortes", não eram surrealistas: "Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei minha própria realidade".

Frida contraiu uma pneumonia e morreu em 1954 de embolia pulmonar, mas no seu diário a última frase causa dúvidas: "Espero alegremente a saída - e espero nunca mais voltar - Frida".

"La columna rota" - 1944
A artista ao lado da obra "Las dos Fridas" - 1939

"Frida Kahlo y Diego Rivera" - 1931
"Autorretrato en la frontera entre Mexico y Estados Unidos" - 1932
Frida e eu, no Moma!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário